terça-feira, 7 de abril de 2009

O poder dos Blogs: Repórter da Rede Globo do Ceará é demitido por destratar uma repórter da emissora concorrente


Mais uma vez a força dos Blogs (da Internet) é capaz de fazer deslumbramentos e mudar o destino do cotidiano. A notícia veio ao público Blogueiro no dia 03 de abril através de uma nota de solidariedade do Blog Gente de Mídia do jornalista Nonato Albuquerque a jornalista Emanuella Braga, da TV Jangadeiro (SBT Ceará). O incidente aconteceu na rua, no momento em que as duas equipes de reportagem da TV Verdes Mares (TV Globo Ceará) e TV Jangadeiro estavam prontas para registrar uma notícia. O jornalista Mário Costa discutiu ferrenhamente com a jornalista Emanuella Braga (tudo foi registrado pelas câmaras da TV Jangadeiro).No último sábado (04/04) as imagens da agressão do jornalista (do conflito na linha de frente das emissoras) vazou de vez na Internet (Youtube). Lá estavam os Blogs fazendo a repercussão acontecer e mostrando a verdadeira cobertura que nem os jornais tradicionais e as emissoras de TV imaginavam algum momento fazer, na omissão vergonhosa, e ultrapassada fórmula de se registrar a notícia dos tempos das mídias alternativas (as emissoras escondem, os Blogs mostram, e assim vão ganhando credibilidade e deixando as mídias tradicionais para trás).Agora a tarde chega a notícia também através do Blog Gente de Mídia que o tal jornalista envolvido no conflito foi demitido da TV Globo Ceará. Não vamos aqui adentrar ao destrato e confusão das duas equipes de reportagem de emissoras rivais, mas analisar o incrível poder dos Blogs e da Internet. Este é mais um caso que se não fosse os Blogs nada teria acontecido. A notícia vazou para o grande público dos Blogueiros, e mais ainda as imagens correram todo o Estado, todo o país. Mais uma vez os Blogs saem na frente e deixam as mídias tradicionais a ver navios. Ache bom ou ache ruim, os Blogs a cada dia conquistam seu espaço na opinião pública, é isto!
.Obs.: no último domingo em seu Blog o jornalista Mário Costa se defendeu:
.“Nota de Repúdio:


Eu, Mário Costa, volto exclusivamente a falar para meu blog no intuito de esclarecer, repudiar e tranquilizar a todas as pessoas que gostam de mim como pessoa e como profissional. Como muitos já informaram de forma incompleta o ocorrido, a minha preocupação agora é oferecer uma satisfação sensata, clara e óbvia.


1- A imagem e o meu nome espalhados sem critérios de imparcialidade na internet podem ser caracterizados como elementos de um processo judicial. O código de Ética dos Jornalistas fala muito bem sobre "edição de imagens diante de fatos que envolvem o jornalismo eletrônico".


2- Houve erros de ambas as partes, porém mentiram em explicações onde dão conta que eu, Mário Costa, teria provocado todo mal estar.


3- Nunca tive problema com Emanuella, nem tão pouco com Alexandre (cinegrafista responsável pela imagem e veiculada na internet). Os mesmos sabem disso. Sabem da cordialidade que tínhamos e do respeito mútuo. Principalmente, Alexandre por ter sido cinegrafista em Sobral durante um tempo.


4- Fiquei e estou muito decepcionado com a conduta da repórter por causa da não explicação verdadeira do Fato.


5- Estava eu num local neutro, com duas entrevistadas que não queriam se identificar numa sonora (entrevista) de uma denúncia. Em nenhum momento, a repórter falou que queria gravar após a minha entrevista. Já que eu estava posicionado para a sonora com enquadramento que preservam a imagem do entrevistado e microfone na mão. Inclusive, o cinegrafista Felipe

Eufrásio estava a todo o momento com um tripé para facilitar o enquadramento ideal da câmera.


6-A abordagem da repórter Emanuella foi direta as entrevistadas sem antes perguntar a mim se teria concluído o meu trabalho ou tinha se importado no que estaria por fazer. Fiquei sem entender e as entrevistadas também. Ela (Emanuella) começou a fazer uma série de perguntas às duas pessoas que ainda não tinham decidido se queriam ser entrevistadas e logo a repórter teria pedido o microfone para gravar a entrevista.


7- Foi nesse exato momento que tomei a atitude incisiva de perguntar: " Não....!!! peraí...você chega, não pergunta o que eu tinha de fazer ou deixado de fazer e vai logo assim...!!!! Abordando!!!"....Por favor com licença, já, já vocês continuam"......


8- Depois de muita insistência por parte da repórter em querer ficar no local fazendo perguntas em OFF (sem gravar) e de muitas indiretas de provocações comecei a ficar exaltado. A partir daí, o vídeo começou a ser gravado. Prestem atenção nas imagens: Sempre me viro para tentar começar a entrevista e sou impedido com provocações dela e dele (repórter e cinegrafista) que não são colocadas no ar. Vejam que num momento da cena até coloco as mãos para trás e peço (inclusive usando "com licença) a saída da citada repórter do local para a continuidade do meu trabalho.


9- Mais uma vez revejam as imagens que ainda tento conduzi as entrevistadas a se afastar do local para evitar mais transtornos. Atentem-se que no início pronuncio algumas palavras de desagrado, mas que não são dirigidas a equipe da outra televisão,....sim, "engolindo" toda situação e sempre ficando ao lado do meu companheiro de trabalho Felipe Eufrásio.


10- O Vídeo é cortado mais de duas vezes. Sempre quero evitar e as provocações continuam, principalmente partindo do próprio cinegrafista Alexandre (responsável pelas imagens e exibição na rede mundial de computadores). Num determinado momento, sou contido por causa das insinuações graves levantadas contra mim e não colocadas no vídeo. Mostra apenas minha imagem exaltada e quando pronuncio um palavrão..... É porque não deixaram o áudio ambiente fluir. Foi minha reação diante de uma ação.


11- O que quero deixar bem claro é que tenho 12 anos de profissão, sei muito bem o que é e como é essa área e sei mais ainda que estamos sujeitos a cair em "armadilhas". Todos poderiam ter evitado aquilo, mas com provocações fica impossível. Não tenho nada contra ninguém do jornalismo cearense ou de outros estados, ou até mesmo do Brasil. Sou profissional sim, da área de educação. Como o áudio deixa claro, fui provocado como: "... se diz professor universitário." Deixo bem mais claro aqui: "Sou de fato e de direito." Se estão provocando por aí com comentários que desagradam a mim ou que eu deveria dar exemplo....lamento....seria mais fácil todas as pessoas se colocarem no meu lugar antes de qualquer comentário injusto, impróprio ou até mesmo incabível.... Como um determinado profissional pediu que eu respeitasse a mim mesmo eu posso responder a ele: O meu respeito é claro, evidente e responsável. Não uso de atribuições ilícitas para consegui meus objetivos. Tenho um nome a zelar e independente do que houve, jamais seria sujo porque "muitos" aproveitam este momento para espalhar o que algo não ficou esclarecido. Seria "você" que precisa de respeito a você mesmo e a sua conduta por não exercer a imparcialidade cabível em todos os momentos da vida.


SEJA UM EXEMPLO, RAPAZ!!!


12- Sou humano, sou gente, erro como qualquer um outro ser, tenho coração e sensibilidade como qualquer uma outra pessoa. Se o meu jeito de ser "na minha, calado e de pouca comunicação pessoal com alguns profissionais da área" isso é algo que compete a mim e não a ser colocado em julgamento por outros. Se sou taxado de "boçal, metido ou se achando" é porque essas pessoas não tiveram chance de conhecer a mim, nem deram oportunidade, ou estão passíveis de serem influenciadas por terceiros sem condições de adicionar uma identidade própria.


13- O fato de eu ter uma postura séria, conduta inquestionável quando da execução do meu trabalho, polêmico como pessoa ou possuir caráter inabalável, não quer dizer qualquer um pode aproveitar este momento para "malhar". Todos estão sujeitos a uma Lei que vinga no país.Por fim, o que tenho a falar é que: "Se estão com a razão ou se sabem o que é jornalismo mesmo, porque não me procuraram para saber o que houve? Se a emissora espalhou notas ou nota, ou vídeo..sei la', porque o diretor não me atende para um diálogo? Por que todos se fecham e aproveitam para fechar o cerco e usar esse fato como INJÚRIAS?Realmente, eu tenho mesmo é que pedi desculpas a todos que confiam em mim, que se preocupam comigo, que querem o meu bem e sabem do bem que posso fazer para qualquer uma pessoa independente do que seja a situação. Se desagradei, se desagrado, se não vão com minha cara, se não gostam de mim (sem ao menos eu ter causado problema a alguém), isso é um problema que deve ser revisto: Não por mim, mas por quem convive com esse tormento do "Incômodo" provocado por pessoas que sabem viver em harmonia, competência e que, muitas vezes, são pegas de surpresa por "armadilhas" que querem prejudicar.
.Mário Costa”


.Já no Blog Gente de Mídia a jornalista Emanuella Braga agradece o apoio da comunidade Blogueira:


."Agradeço todo apoio a mim prestado, a solidariedade dos amigos que sabem da minha conduta, tanto como profissional, quanto em particular. Sendo pessoa pública, jamais pensei ter que passar por tal situação, mas infelizmente o fato aconteceu e infelizmente se tornou público. Lamento o constrangimento às pessoas que presenciaram o fato, mas não poderia ficar calada com tanta grosseria a mim e à minha equipe que foi desafiada. Que o fato seja exemplo do que jamais deva acontecer entre colegas de trabalho, que devem acima de tudo se respeitar e respeitar o público. Finalizo aqui, mais uma vez agradecendo a todos pelo apoio e a solidariedade diante desse episódio.
Atenciosamente,
.
Emanuella Braga"



0 comentários:

Postar um comentário