quarta-feira, 15 de abril de 2009

Conselho Gestor de Conservação dos Monólitos debate construção da UFC Em Quixadá

Na manhã desta terça-feira, 14, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Conselho Gestor da Unidade de Conservação do Monumento Natural dos Monólitos de Quixadá, formado por 17 instituições, realizou reunião para discutir assuntos que ajudem na preservação do conjunto paisagístico dos monólitos da cidade.

Embora a reunião tivesse vários temas a serem debatidos, o evento foi palco de questionamentos sobre o local onde será construída a sede da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Quixadá. Os representantes do Conselho ficaram divididos. Alguns acreditam que a instituição de Ensino Superior deve ser erguida no entorno do Serrote da Nariguda e do Cedro, terreno doado pela prefeitura. Já os demais pensam que a construção naquele local é inviável, pois para eles a atitude é um ato contra a área preservação ambiental. Para o ambientalista e presidente do Instituto de Convivência com o Semi-árido, Osvaldo Andrade, a cidade é grande e tem estrutura para construção do novo empreendimento em outro ponto da cidade. “Quixadá tem estrutura para receber a UFC. Nós não estamos questionando a implantação da sede da instituição aqui na cidade, mas sim, o local onde vai ser construída. Queremos a UFC, mas fora da área da Unidade de Conservação”, disse o ambientalista.

A obra de construção da Sede da UFC foi embargada, no fim do mês de março, pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), mas o pedido do licenciamento ambiental já foi feito pela Unidade de Ensino Superior, que aguarda a decisão do órgão. Após a análise do impacto ambiental causado pela edificação será possível definir se a construção continua ou não. Segundo o presidente do Conselho Gestor da Unidade de Conservação do Monumento Natural dos Monólitos de Quixadá e engenheiro da Semace, Ivan Botão de Aquino, a previsão é de que em até três semanas saia um parecer do órgão.

Ainda na reunião, o assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Osmundo Costa, lembrou que a implantação da sede da universidade em Quixadá foi uma luta do ex-prefeito e atual procurador-geral do município Ilário Marques e também do atual gestor, Rômulo Carneiro. Disse também que o local já havia sido previamente escolhido. “A implantação da UFC na unidade de conservação vai ajudar na proteção da área e a sustentabilidade ambiental será garantida, assim como o desenvolvimento econômico”, afirma Osmundo Costa.

Para o diretor pró tempore do campus de Quixadá, professor Ciro Nogueira Filho, a UFC realiza as obras de construção da instituição com o apoio de arqueólogo, que acompanha os trabalhos de escavação do local. Ele salientou também que a construção ocorre no entorno da aérea de preservação. “A Universidade é uma instituição de educação e faz questão de preservar o patrimônio, mas isso fica no entorno. O que possibilita a construção”, disse o professor.

Saiba Mais

Área de construção do campus da UFC em Quixadá ocupa um espaço de 1.200m² e está
O arquiteto e professor Neudson Braga foi o responsável pelo projeto.

Em fevereiro de 2008, a obra, orçada em R$ 986 mil, teve sua pedra fundamental lançada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, na sua segunda visita à Quixadá.

Para que os trabalhos sejam retomados a UFC precisa da licença de dois órgãos: Semace e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Conselho Gestor da Unidade de Conservação do Monumento Natural dos Monólitos de Quixadá é formado pelas seguintes instituições: Feclesc, Ematerce, Centec/CVT, Agenda do Sertão, Sindicato Rural Patronal, Sebrae, Acaec, Crea, Crede-12, 8ªCeres, STTR, Federação das Associações, CDL, OAB, UFC e Iphan.

Na reunião do Conselho foram empossados os titulares e suplentes das Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma) e Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet).

0 comentários:

Postar um comentário