quinta-feira, 30 de abril de 2009

Quase mil novas vagas no Vestibular 2010 da UFC

O sonho de ingressar em uma instituição de Ensino Superior pública e de qualidade estará mais próximo da realidade a partir de 2010. A UFC ampliou o número de vagas do próximo Vestibular: serão 990 a mais, distribuídas entre os campi de Fortaleza e do interior do Estado.

Parte das novas vagas serão destinadas aos 21 novos cursos aprovados em 2008 ou aqueles que estão para ser apreciados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

Já o restante ficará dividido entre os 73 cursos de graduação já existentes na UFC. A ampliação atende a reivindicações antigas da sociedade cearense. Quanto mais vagas ofertadas, maiores as chances de acesso à Universidade.

Conforme destacou o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio Almeida, a novidade vem acompanhada do aumento no número de professores: em 2009, haverá contratação de mais 170 docentes, para todos os campi da UFC.

Ele lembrou ainda que, no ano passado, também houve concurso público para 400 professores, fazendo com que o quadro docente chegasse à marca dos 1044 doutores.

Para melhorar o atendimento à comunidade universitária, a Superintendência de Recursos Humanos deve anunciar também, no início de maio, o lançamento de editais para contratação de servidores técnico-administrativos.

Investimentos
O crescimento da quantidade de professores, alunos e técnicos é resultado de investimentos com recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Ao aderir ao Programa, a UFC se comprometeu em atingir a meta de disponibilizar, em média, um professor para cada 18 alunos – o que atende em maiores proporções a sociedade cearenses sem, no entanto, comprometer a qualidade do ensino. Na época da aprovação do Reuni, em 2007, a relação professor / aluno na UFC era de um professor para 14,9 estudantes.

“A Universidade precisa dar uma resposta à população, à comunidade. As metas do Reuni foram definidas pelo Ministério da Educação, com base em um padrão de qualidade. É importante atentar também que isso é apenas uma média. A relação professor e aluno varia de curso para curso”, explicou o Prof. Custódio.

Ele destacou, ainda, que a contratação cada vez mais freqüente de novos professores e os investimentos em infra-estrutura devem melhorar ainda mais o atendimento à comunidade universitária.


0 comentários:

Postar um comentário