sábado, 11 de abril de 2009

Começam as articulações pelo comando do PT no ceará


O antigo grupo hegemônico do PT iniciou as movimentações na tentativa de retomar o comando do partido no Ceará. O prefeito de Mauriti, Isaac Gomes da Silva Júnior, anunciou a intenção de ser candidato a presidente estadual da legenda e prepara o lançamento oficial de seu nome na disputa para o próximo dia 25, quando o chamado Campo Majoritário realizará encontro regional em Mauriti.

Maior agrupamento interno do PT, o Campo Majoritário perdeu o comando do partido no Ceará na última eleição interna, em dezembro de 2007. Naquela época, Ilário Marques, da tendência Articulação, foi para o segundo turno contra o então presidente Joaquim Cartaxo. Em uma aliança que incluiu várias tendências, Ilário conseguiu uma apertada vitória, por 53 votos, em um universo total de 14.487 votos válidos.

Na próxima eleição, marcada para novembro, o antigo grupo hegemônico tentará retomar as rédeas do partido. Para isso, a estratégia é provocar o máximo de dissidências possível na aliança que elegeu Ilário, atraindo apoiadores entre as tendências que ajudaram a elegê-lo. O atual presidente já anunciou que será candidato à reeleição e aposta na manutenção de sua rede de apoios partidários.

O articulador do apoio de outras tendências à candidatura do Campo Majoritário é o deputado federal José Guimarães, líder maior do grupo político. O parlamentar já iniciou as conversas sobre as eleições internas inclusive com a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, cujo grupo deverá ser o fiel da balança – capaz de garantir a reeleição de Ilário ou a vitória do candidato de Guimarães. Em 2007, a prefeita se manteve afastada do segundo turno da eleição, mas o trabalho de aliados seus em prol do atual presidente acabou sendo considerado decisivo para a eleição de Ilário – o que irritou o grupo de Guimarães.

Também há negociações para atrair o apoio do vice-governador Francisco Pinheiro e do líder da prefeita na Câmara Municipal, Acrísio Sena, para o candidato do Campo Majoritário. Em 2007, ambos estavam do lado de Ilário.

Na eleição marcada para novembro, como pano de fundo da disputa, estará o posicionamento do PT em relação ao governo Cid Gomes (PSB). Enquanto o grupo de Guimarães tem diálogo mais próximo com o Executivo estadual e detém o comando dos principais cargos petistas, Ilário tem apostado numa posição de maior autonomia entre o partido e o Governo do Estado.


ENTENDA O PED

Saiba mais sobre o Processo de Eleições Diretas (PED) para a escolha dos novos dirigentes do Partido dos Trabalhadores:

- O PT é o único dos grandes partidos brasileiros que realizam eleições
diretas para seus dirigentes. Terão direito a voto aqueles que se filiaram ao partido até 22 de novembro do ano passado.

- A eleição está marcada para 22 de novembro de 2009. Caso haja segundo turno, ele será realizado em 6 de dezembro.

- A inscrição dos candidatos a presidente nacional do partido deverá ocorrer até 25 de julho de 2009. Candidatos a presidente estadual têm até 24 de agosto para lançarem seus nomes. Os concorrentes na eleição municipal precisarão se inscrever até 23 de setembro.

0 comentários:

Postar um comentário