sábado, 18 de abril de 2009

Chávez cumprimenta Obama e diz: "quero ser teu amigo"

Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Venezuela, Hugo Chávez, se cumprimentaram e sorriram um para o outro ao encontrarem-se na abertura da Cúpula das Américas nesta sexta-feira. Chávez afirmou querer seu "amigo" de Obama.

Chávez, que durante a campanha eleitoral norte-americana desejou que o "homem negro" chegasse à Casa Branca, tem dito que espera que as deterioradas relações entre Caracas e Washington possam se recompor sob o governo de Obama, pedindo respeito a soberania de cada país.

O Ministério da Informação da Venezuela classificou em nota como "histórico" o gesto dos dois presidentes, esclarecendo que o norte-americano se aproximou de Chávez "para oferecer-lhe uma saudação".

Chávez, um crítico feroz do sistema capitalista, chamou em várias ocasiões o antecessor de Obama na Casa Blanca, George W. Bush, de "diabo", "assassino" e "genocida" e que ele deveria ser processado por seus atos durante seus mandatos.

"Com esta mesma mão há oito anos eu cumprimentei Bush. Quero ser teu amigo", expressou o presidente venezuelano ao estender a mão a Obama, de acordo com um comunicado do ministério venezuelano.

(Por Ana Isabel Martínez)

0 comentários:

Postar um comentário