quinta-feira, 23 de abril de 2009

Televisão expõe as vísceras da nossa Justiça: Joaquim Barbosa X Gilmar Mendes

Vocês devem ter visto o pau que comeu entre os ministros Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes [presidente], do Supremo Tribunal Federal (STF). Mendes acusou Barbosa de fazer julgamentos diferentes, conforme a classe dos envolvidos. Seguiu-se o "diálogo":
Barbosa: "V. excelência está destruindo a Justiça deste país e vem agora dar lição de moral a mim? Saia à rua ministro Gilmar, saia à rua, faça o que eu faço".
Mendes: "Eu estou na rua ministro Joaquim"
Barbosa: "V. excelência não está na rua não, vossa excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro" E ainda sapecou: "V. excelência quando se dirige a mim não está falando com os seus capangas de Mato Grosso [referência ao estado de origem de Gilmar Mendes]. Veja o vídeo aqui.
Não é a primeira vez que se acusa o ministro Gilmar Mendes de ser um perigo ao Judiciário. Em 8 de maio de 2002, o jurista Dalmo de Abreu Dallari, quando Mendes foi indicado ao TST pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, escreveu um artigo para o jornal Folha de S. Paulo. No texto, Dallari disse que a presença de Mendes no TST poria "em risco sério risco a proteção dos direitos no Brasil, o combate à corrupção e a própria normalidade constitucional".

A presença de câmeras em locais públicos como o Legislativo e o Judiciário dá oportunidade a que o povo brasileiro conheça as vísceras desses poderes. Vejam o que aconteceu nesta quarta feira na reunião do Supremo Federal.

0 comentários:

Postar um comentário